Os exames periódicos, principalmente após os 50 anos, são extremamente importantes para diagnosticar precocemente um quadro de osteoporose, mas ainda mais importante, é estarmos atentos ao nosso corpo e conhecermos os sinais de alerta, para procurarmos ajuda o mais depressa possível.
Aqui ficam alguns sintomas a ter em conta.
1. Fracturas recorrentes ou devido a situações de baixo impacto.
A osteoporose é, muitas vezes, uma doença silenciosa e de difícil detecção. As fracturas provenientes de pouco ou nenhum trauma (geralmente no punho, fémur, colo do fémur e coluna) são um dos primeiros sintomas a surgir.
2. Dor ou sensibilidade óssea
Com o avançar da doença, o paciente começa a sentir dores frequentes nos ossos e mesmo quando não chega a fracturar, o mínimo impacto pode ser extremamente doloroso.
3. Diminuição da estatura
Este sintoma surge, normalmente, numa fase já muito avançada da doença, no entanto qualquer alteração a este nível, bem como, uma postura mais encurvada é um motivo de alarme significativo.
Por ser uma doença silenciosa e com poucos sintomas numa fase precoce da mesma, é fundamental manter uma atenção redobrada ao mínimo sinal de alerta e realizar a densitometria óssea anualmente.
Sem comentários:
Enviar um comentário