sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

13 Mitos Alimentares



Todos nós já ouvimos mil e uma histórias sobre a alimentação mais ou menos correcta, os alimentos que têm mais impacto para isto ou para aquilo. Muitos desses mitos propagam-se rapidamente, apesar de não serem verdadeiros. Aqui ficam alguns dos exemplos mais comuns.





1. O leite é a maior fonte de cálcio
Mito. Apesar de toda a propaganda em torno do consumo do leite, a verdade é que os vegetais não só têm mais cálcio do que o leite, como este é melhor absorvido.


2. Sumos de fruta são excelentes para a saúde
Mito. Os sumos de fruta provocam uma súbida na glicémia, devido ao facto de não terem a fibra necessária para inibir a absorção da frutose (açúcar natural existente na fruta).


3. Os adoçantes são melhores para a saúde.
Mito. Na verdade os adoçantes são uma forma lenta e silenciosa de danificar o nosso sistema nervoso central, podendo mesmo contribuir para o desenvolvimento de estados confusionais, cefaleias, queda de cabelo e até fibromialgia.


4. Ovos têm muito colesterol
Mito. O ovo tem mais fama do que colesterol, para além do que a maioria dele não é absorvido, devido à lecitina presente nos ovos.


5. Margarina é mais saudável do que manteiga
Mito. A margarina passa por um proccesso de hidrogenação, o que a torna gordura saturada.


6. Café é prejudicial à saúde
Como em quase tudo, a quantidade é a chave para o sucesso e não se deve ingerir mais do que 2 cafés por dia. Desta forma, não só ajuda a combater a fadiga, como a melhorar a memória e capacidade de concentração.


7. A carne de porco tem mais colesterol
Mito. O lombo de porco tem, na verdade, menos colesterol do que o frango.


8. A soja tem menos calorias do que a carne de vaca
Não é bem assim. A soja tem na realidade mais calorias, a diferença é que 69% das mesmas é composto por proteína, contra 52% na carne de vaca, para além disso, a soja contém menos gordura.


9. Tostas engordam menos do que pão normal.
Mito. A tosta tem menos água, por isso, demonstra uma maior concentração de hidratos de carbono, proteínas e gorduras.


10. Comer antes de deitar engorda
Mito. Engordar não está relacionado com a hora a que se come, mas sim, com a quantidade de calorias ingeridas ao longo do dia. Para além disso, excesso de tempo sem comer, desacelera o metabolismo, evitando a perda de peso.


11. Água à refeição engorda.
Mito. A água não engorda. Em situação nenhuma. Só poderá haver alteração de peso devido ao consumo de água em caso de retenção de líquidos, condição que deve ser rapidamente avaliada por um médico.


12. Posso comer toda a fruta que quiser
Mito. A fruta contém frutose, um açúcar simples, que deve ser consumido com alguma moderação. Não devemos consumir mais do que 3 ou 4 peças de fruta por dia.


13. O pão engorda
Isto não é inteiramente verdade. O pão pode e deve ser consumido, desde que com moderação. O real problema está naquilo que lhe juntamos e não exactamente no pão.

Sem comentários:

Enviar um comentário