Sentir-se mais em baixo, ser invadido por pensamentos negativos ou sentir-se deprimido é normal e esperado. Todos nós passamos por altos e baixos na nossa vida e eles têm impacto no nosso estado de espírito.
Durante algumas fases da nossa vida estes sentimentos são mais frequentes ou até mais intensos e somos levados a questionar-nos se é normal, ou se estamos a entrar num quadro depressivo em contexto patológico.
Neste artigo, encontram algumas dicas que os podem ajudar a distinguir uma tristeza normal e decorrente de um acontecimento negativo de um quadro de depressão que mereça atenção profissional.
1. Tristeza Generalizada
Se ao longo do seu dia a sensação de tristeza e apatia o domina a maior parte do tempo, deve ficar atento. Esta tristeza é geralmente acompanhada por uma falta de interesse, sensação de que não é capaz de sentir mais nada e as emoções positivas passam-lhe ao lado.
Sentir-se triste perante uma situação desagradável é bem diferente do que um quadro constante e persistente de sentimentos negativos e desinteresse por tudo.
2. Desamparo e sensação de inutilidade
O doente deprimido sente-se incapaz e inútil, bem como, com a sensação de que não tem ninguém a quem recorrer e que o mundo inteiro o abandonou.
Se é invadido por este sentimento com regularidade, talvez esteja na hora de procurar ajuda profissional.
3. Agitação e irritabilidade
Um dos sintomas muitas vezes ignorado no doente deprimido é a sua constante irritabilidade. Se se sente incapaz de relaxar e descontrair e esse sentimento é, muitas vezes, acompanhado por uma sensação de raiva e irritabilidade para com tudo e todos, é possível que esteja com depressão.
4. Cansaço
Estar cansado é normal, após uma actividade intensa, após um dia de trabalho, mas se sente que está permanentemente cansado, que não tem energia para nada, deverá consultar o seu médico.
Este cansaço pode ter várias causas, todas preocupantes, a depressão é apenas uma delas.
5. Perda de interesse em actividades anteriormente apreciadas
Este é um dos sintomas mais reveladores de que algo está mal. O doente com depressão perde todo o interesse em actividades que anteriormente lhe davam prazer, os seus hobbies ficam de lado e entra numa fase de isolamento e apatia completa.
6. Dificuldade de concentração
Esquece-se de tudo ultimamente? Por mais que tente prestar atenção, parece que as palavras que lhe são dirigidas não fazem sentido na sua cabeça? Isto é um sintoma de depressão.
O doente deprimido tem muita dificuldade em concentrar-se seja no que for ou fazer planos.
7. Distúrbios de sono
Falta de sono ou sono em excesso é um distúrbio clássico associado à depressão.
Muitas vezes, o doente queixa-se de que não consegue relaxar e deixar de pensar nos seus problemas e por isso não dorme.
Noutros casos, o sono é de má qualidade e por mais horas que durma, sente sempre mais sono e mais cansaço.
8. Alterações no apetite
Tal como em relação ao sono, há duas possibilidades, ou a falta de apetite ou a ingestão compulsiva de alimentos.
Ambos acarretam alterações drásticas de peso, são prejudiciais à sua saúde física e afectam a auto-estima, propiciando um agravamento do quadro depressivo.
9. Pensamentos suicídas
A depressão é uma das principais causas de suicídio. Muitas vezes, estes pensamentos não se traduzem em planos concretos, mas sim na sensação de que preferia morrer, ou que não faria mal nenhum se desaparecesse, que só queria que “tudo acabasse”.
Este tipo de pensamentos escalam rapidamente na nossa cabeça e se eles o assaltam com alguma frequência deve procurar um profissional rapidamente.
10. Dores de cabeça e problemas gastrointestinais frequentes
Estes problemas estão associados ao stress que o quadro depressivo causa no doente. Muitas vezes, são a primeira queixa que leva a pessoa ao médico e ao fim de alguns exames descobrimos que, fisicamente, a pessoa não tem nada.
Se sente estes sintomas com frequência procure o seu médico e informe-o se estão associados a algum dos outros sintomas referidos anteriormente.
Se sente algum destes sintomas com muita intensidade ou se reconheceu um padrão em mais do que um deles, deve procurar rapidamente o seu médico.
A depressão é uma doença grave e que deve ser tratada o mais depressa possível, para uma maior eficácia do tratamento.