Mudar de emprego é um grande passo na sua vida e como tal, provoca ansiedade, medo, stress… Muitas vezes, após meses de uma procura incessante por uma nova oportunidade, aquele telefonema que nos diz termos sido escolhidos, parece irreal e… extremamente assustador.
Mudança de Perspectiva
O novo emprego significa o fim de um tempo de ansiedade e receio, mas também, de certa forma, um novo recomeço para esses sentimentos. Durante a procura, é natural que tenha sido rejeitado várias vezes, afectando a sua auto-estima e motivação.
Agora que começa um novo ciclo, está desejoso de mostrar as suas capacidades e teme não corresponder às expectativas. Este é um sentimento normal e expectável. Até certo ponto, podemos até dizer que é saudável, pois está a ser desafiado e esses sentimentos impelem-no a esforçar-se e dar tudo por tudo para atingir os seus objectivos. No entanto, a partir de determinada altura é essa mesma ansiedade que o impedirá de o fazer.
Pequenos detalhes, grandes diferenças
Há pequenos detalhes a ter em conta que podem ajudar a diminuir os seus níveis de stress e ansiedade e assim, causar uma melhor impressão nestes conturbados primeiros dias.
Em primeiro lugar, saia de casa com tempo. Não arrisque chegar atrasado nestes primeiros dias, pois é uma fonte adicional de stress e causa uma terrível impressão. Se não tem bem a certeza do caminho para o seu novo local de trabalho, faça o percurso no dia anterior, para garantir que não se perde.
Sinta-se bem na sua pele. Não há nada que nos deixe mais desconfortáveis do que chegar a um lugar e toda a gente estar vestida de forma muito mais formal (ou o oposto) do que nós. Informe-se bem da cultura da empresa e na dúvida, escolha peças com alguma formalidade, mas que o façam sentir-se bem e confortável.
Não sabe, pergunte. Ninguém está à espera que no primeiro dia saiba fazer tudo por isso, não tenha medo de pedir ajuda. Observe, tome notas e escute os seus colegas e superiores com atenção. Uma atitude humilde e pró-activa mostram que está a esforçar-se ao máximo para aprender.
Por último, o relacionamento interpessoal é fundamental. Sorria, seja cordial, dirija-se aos seus colegas para os cumprimentar, não hesite em comunicar com os outros. Para além de criar boa impressão, demonstra que está disponível para trabalhar em equipa.
Aproveite!
Esta nova fase é um momento positivo na sua vida e deve aproveitá-lo. São os desafios que nos fazem evoluir, por isso encare-os com optimismo e boa disposição. Sempre que se sentir fraquejar, lembre-se que é apenas uma questão de tempo e, em breve, já se sentirá em casa.