Perder peso tem vindo a ser um grande desafio para a maioria das pessoas nos últimos 50 anos. A nossa alimentação é péssima, o nosso estilo de vida é sedentário, nada nos ajuda e a pressão para o corpo perfeito é grande. Nos últimos anos, percebeu-se também que o excesso de peso é um inimigo aguerrido da nossa saúde e portanto, a luta contra ele, tornou-se ainda maior.
Muitas vezes, o desespero leva-nos a fazer coisas que não devíamos, que nos prejudicam ainda mais, não só por serem prejudiciais para a saúde, mas também, porque mesmo que consigamos perder peso, ele vai voltar rapidamente a aumentar e, às vezes, ganhamos mais do que tínhamos perdido.
Nem sempre estes erros são conscientes e por isso, deixo aqui um alerta com os 3 principais erros cometidos por quem quer perder peso.
1. Dietas Relâmpago
As dietas super rápidas e eficazes que podemos encontrar aos pontapés com uma pequena pesquisa no Google são das piores coisas que podemos fazer. Claro que, às vezes, queremos perder peso rapidamente, para caber naquela roupa para um evento especial, ou porque o Verão está à porta e só agora nos pesamos, mas é um grande erro.
Estas dietas muitas vezes provocam uma perda de massa muscular, tornando-se essa a principal razão para a diminuição do peso, no entanto, a mesma é fundamental para um organismo saudável. Para além disso, estas dietas implicam, na grande maioria das vezes, a não ingestão dos nutrientes necessários, prejudicando a nossa saúde.
Quando a dieta acaba, a probabilidade de ganhar o peso que perdeu (ou até mais) é enorme, sendo portanto, uma perda de tempo e prejudicial para a sua saúde. Opte por uma alimentção equilibrada, saudável e pratique exercício físico com regularidade.
2. Alimentos “Light”
Os alimentos light têm menos calorias e são muitas vezes utilizados como chamarizes para uma boa alimentação, mas não se fie nisto.
São alimentos mais processados, que contêm mais componentes artificiais e, portanto, mais prejudiciais para a saúde.
3. Não comer
Não comer pode parecer uma forma eficaz de perder peso a curto prazo, mas a longo prazo, é extremamente prejudicial. Para além da óbvia falta de nutrientes essenciais e o mau estar físico e até psicológico que pode provocar, vai desacelerar o metabolismo, principal responsável pelo controlo de peso.