A osteoporose pode atingir qualquer um de nós, mas existem factores de risco que podem aumentar o risco de contrair a doença. Aqui ficam alguns exemplos, aos quais devem estar atentos.
1. Antecedentes familiares
Apesar de não se poder afirmar com total clareza de que a osteoporose se trata de uma doença hereditária, a verdade é que é comum encontrar-se historial familiar no doente com osteoporose.
2. Consumo de tabaco e álcool
Estes dois elementos são responsável por uma variadíssima quantidade de problemas, devido ao facto de atingirem negativamente diversas partes do nosso organismo.
3. Sedentarismo e falta de actividade física
A actividade física é responsável pelo equilíbrio do nosso organismo e neste caso, não poderia ser diferente. Exercícios como caminhadas ajudam a fixar o cálcio nos nossos ossos e ainda nos permitem realizar alguma exposição solar, também importante pela assimilação de vitamina D.
4. Baixa ingestão de cálcio e/ou Vitamina D
O cálcio é importante para a saúde dos nossos ossos, mas não nos podemos esquecer de que a Vitamina D é fundamental para a sua correcta absorção. Alimentos ricos em ambos, devem ser uma parte importante da nossa dieta.
5. Existência prévia de determinadas doenças
A prevalência de algumas doenças é um factor de risco que não deve ser menosprezado, tais como, artrite reumatóide, diabetes, leucemia ou linfoma.