O ano de 2020 foi terrível para todos nós. A humanidade voltou a sentir uma vulnerabilidade que há décadas não sentia. Isso teve impacto em todos os sectores das nossas vidas, trazendo mudanças dramáticas para todos.
No entanto, como sempre acontece em momentos difíceis, podemos tirar dele algumas lições e usá-las para nos fortalecer.
1. Somos vulneráveis
A principal lição foi sobre a nossa própria vulnerabilidade. O Ser Humano continua a ser susceptível à doença e ao desconhecido. Maioria de nós tinha-se esquecido disso. Não há cura para tudo. Temos de ser cuidadosos. Os nossos actos, as nossas decisões e comportamentos podem ter consequências desastrosas. Às vezes, à escala mundial.
É tempo de reflectir sobre isso e repensar algumas das nossas opções de vida.
2. Precisamos uns dos outros
É muito fácil esquecermo-nos disso na correria dos nossos dias. Sentimo-nos independentes e poderosos. E somos. Quando tudo está bem. Mas nem sempre.
O ser humano é um animal social e precisa dos outros para o seu bem-estar, principalmente o bem-estar psicológico. A família, os amigos são fundamentais para o nosso equilíbrio e se nos tínhamos esquecido disso, 2020 veio relembrar-nos.
O isolamento social aumentou os sentimentos negativos, a depressão, a ansiedade. Vamos lembrar-nos disto da próxima vez que adiarmos aquele visita aos nossos pais, aos nossos avós… Vamos lembrar-nos disso quando um amigo nos telefonar a precisar de atenção.
3. Tudo muda num segundo
É uma frase que ouvimos com alguma frequência, mas nem sempre temos a real percepção do que ela significa até uma pandemia virar a nossa vida de pernas para o ar.
Damos por garantidas umas série de coisas que na verdade não o são e quando nos são tiradas de repente, ficamos sem chão. Vivemos constantemente a pensar no futuro, no que vamos fazer, no que vamos ter, como vamos evoluir e nem sempre olhamos para o agora.
2020 obrigou-nos a olhar para o agora e muitos de nós não gostaram do que viram.
Que 2021 nos traga o que 2020 nos levou
Este foi um ano atípico e a maioria de nós gostaria de o esquecer por completo. Em vez disso, vamos focar-nos naquilo que nos ensinou e seguir em frente, tentando ser e fazer melhor do que até aqui.
Feliz Ano Novo!