domingo, 18 de outubro de 2015

10 ALIMENTOS PARA COMBATER A DEPRESSÃO


A depressão é uma doença cada vez mais frequente na sociedade moderna e que não escolhe idades ou escalões sociais. Uma das principais causas deste problema está relacionada os neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar no nosso organismo.

Assim, alguns alimentos poderão ajudar-nos a regular estes neurotransmissores e assim, a facilitar o controlo e prevenção da doença.





1. Nozes e amêndoas

Ricas em selénio, são um poderoso antioxidante, que auxilia na redução do stress, proporcionando assim, uma melhoria dos sintomas depressivos. Deve consumir-se até 10 unidades diárias.


2. Leite e iogurte magros

O cálcio, mineral presente em elevadas quantidades nestes alimentos tem propriedades que auxiliam a reduzir e controlar o nervosismo, irritabilidade e tensão, aliviando assim os sintomas de depressão. Isto vai ajudar-nos a estabilizar os batimentos cardíacos e regular a tensão arterial, devendo ser consumido 2 ou 3 vezes ao dia.


3. Fruta

Diferentes frutas têm diferentes efeitos no nosso corpo e estes poderão ser bastante benéficos no combate à depressão.

Melancia, pêra abacate, tangerina e limão são ricas em triptofano, um aminoácido que vai auxiliar na produção de serotonina, responsável por uma agradável sensação de bem-estar.

A laranja e a maçã, por outro lado, são ricas em ácido fólico, associado a uma diminuição da prevalência de sintomas depressivos. A vitamina C, presente em grande quantidade na laranja, promove ainda um melhor funcionamento do sistema nervoso, garante energia e ajuda a combater o stress e o cansaço.

A banana para além de auxiliar à produção de serotonina é também rica em vitamina B6, que nos ajuda a produzir energia e diminui a ansiedade.


4. Mel

Este alimento estimula também a produção de serotonina, duas colheres de sobremesa por dia e poderá usufruir de todos os seus benefícios.


5. Ovos

Fonte de vitaminas do complexo B, os ovos ajudam a manter o bom humor. No entanto, é preciso muito cuidado com o consumo em excesso dos mesmos, principalmente, para quem sofre de mau colesterol.


6. Carnes Magras e Peixes

Fonte de triptofano, são de grande auxílio na produção de serotonina, proporcionando uma sensação de calma e bem-estar. Os peixes mais recomendados são o salmão e o atum.


7. Hidratos de Carbono Complexos

Uma alimentação pobre em hidratos de carbono durante alguns dias vai trazer consequências ao nível das alterações do humor, pois eles são, em grande parte, responsáveis pela absorção do triptofano presente nos outros alimentos. Assim, aconselha-se o consumo de pão e cereais integrais em pequenas porções, cerca de 6 vezes ao dia.


8. Aveia e Centeio

Ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E, que melhoram o funcionamento do intestino e combatem a ansiedade e depressão. Deve consumir pelo menos, 3 colheres de sopa dos mesmos por dia.


9. Folhas Verdes

As hortaliças com folhas verde-escuras são ricas em folato (vitamina do complexo B) que auxilia no equilíbrio dos neurotransmissores associados ao controlo do humor. Recomenda-se a ingestão de 3 a 5 porções por dia.


10. Soja

Rica em magnésio, ajuda a reduzir a fadiga e a aumentar os níveis de energia. Este mineral possui propriedades tranquilizantes naturais, especialmente quando combinado com cálcio.

Sem comentários:

Enviar um comentário