domingo, 28 de fevereiro de 2016

O Perigo do Silêncio




Conhece aquela dor que se instala no coração sempre que se toca num assunto específico? Aquela frustração que o consome e não sabe como lidar com ela? E aquele mal entendido que nunca chegou a esclarecer? Todas estas situações podem ter um impacto mais sério na sua saúde do que poderia pensar e deve tentar encará-las o mais depressa possível.

Muitos de nós calam as suas tristezas e frustrações, mas quase todos conhecemos a sensação boa, o alívio que fica quando desabafamos com alguém. Então porque nem sempre o fazemos?

É uma questão, na maioria dos casos, de personalidade. As pessoas mais fechadas, mais tímidas, tendem a guardar tudo dentro delas e assim, podem prejudicar-se seriamente. 


Os riscos de guardar tudo para dentro

Calar-se é uma das piores atitudes a tomar perante as suas dores e frustrações. Silenciar os problemas, guardar tudo para nós, traz complicações não só a nível psicológico, muitas vezes traduzidas em distúrbios de ansiedade e depressão e sentimentos de baixa auto-estima, mas também a nível físico.

As pessoas com tendência a este tipo de comportamento têm maiores probabilidades de ter um problema de Hipertensão Arterial, são mais propensas a ataques cardíacos e outra doenças cardiovasculares e doenças crónicas como a Diabetes e a Síndrome do intestino irritável tendem a piorar consideravelmente.

Diz o povo que quem muito se cala, um dia rebenta e é verdade, o corpo acaba por ceder ao peso daquilo que não é dito. Por isso, liberte-se! E não deixe nada por dizer.

Sem comentários:

Enviar um comentário