terça-feira, 25 de agosto de 2015

4 SITUAÇÕES DE RISCO PARA PESSOAS ANSIOSAS

Ao longo da nossa vida é impossível evitar todos as situações potenciadoras de ansiedade e para uma pessoa que já tem problemas nesse campo, estas podem tornar-se verdadeiramente aterrorizantes.

De seguida, apresento 4 situações comuns e potencialmente geradoras de grandes níveis de ansiedade, bem como, a melhor maneira de lidar com cada uma delas.





1. Entrevista de Emprego

Uma entrevista de emprego, por muita confiança que tenhamos em nós mesmos, é sempre uma situação geradora de stress e ansiedade, várias questões surgem na nossa mente e a incerteza do que iremos encontrar torna-a debilitante para uma pessoa especialmente ansiosa.


O que devo fazer: Prepare-se para a entrevista com antecedência. Procure toda a informação disponível sobre a empresa e prepare as respostas às principais questões que imagine que lhe possam colocar. Pense bem nas exigências do novo emprego e nas suas capacidades e mantenha em mente a melhor forma de apresentá-las ao(à) entrevistador(a).

Chegue ao local combinado com alguma antecedência, atrasos geram ainda mais ansiedade. Quando estiver prestes a entrar na sala de entrevista, concentre-se na sua respiração, realizando-a de modo profundo e pausado. Enfrente a situação com um sorriso e não se esqueça de não exigir demasiado de si mesmo.




2. Problemas Financeiros

A antevisão de problemas do foro financeiro é especialmente stressante, dado os muitos encargos que a vida nos coloca nas costas. As notícias constantes sobre crise económica e medidas governamentais de austeridade colocam um peso ainda maior nos nossos ombros e muitas vezes, não sabemos como lidar com ele.


O que devo fazer: Quando sentir uma crise de ansiedade a chegar, páre e relaxe por uns segundos. Tome um banho morno e faça um pouco de meditação, que o ajuda a limpar a mente e clarificar as ideias. Lembre-se de que quanto mais calmo estiver, mais facilmente conseguirá gerir a situação e encontrar medidas criativas para ultrapassá-la.




3. Discussões Matrimoniais

As discussões e conflitos são sempre elevados geradores de ansiedade, principalmente, quando ocorrem com uma pessoa que tem grande importância para nós. No entanto, é de lembrar que são normais e fazem parte de qualquer relação e quanto mais stressado e ansioso se sentir, maior a probabilidade de nova discussão.


O que devo fazer: Concentre-se na sua própria respiração e ritmo cardíaco. Uma vez que o tenha feito, tente recordar bons momentos que passou ao lado da pessoa e os sentimentos que vivenciou na altura. Deixe-se invadir pelo sentimento de serenidade e prazer que eles lhe transmitem e em seguida tente conversar de forma mais calma e serena e agir de modo construtivo.




4. Despedimentos no Local de Trabalho

Com a dificuldade que sentimos em encontrar novos empregos, os anúncios de despedimento na nossa empresa são sempre um momento de grande nervosismo e ansiedade. É impossível não se colocar a questão: serei eu o próximo? No entanto, actualmente, esta é uma situação cada vez mais frequente e com a qual temos de lidar.


O que devo fazer: Em primeiro lugar, deve preparar-se psicologicamente para qualquer que seja o desfecho da situação. Pondere objectivamente a probabilidade de conservar ou não o seu emprego e em seguida reflita sobre o que pode fazer para melhorar essa probabilidade ou, pelo menos, minorar as consequências do despedimento.

Tenha sempre em conta que, mudar rotinas e refazer a sua vida, nem sempre é algo negativo e pode trazer-lhe algo de bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário