O Acidente Vascular Cerebral é um acontecimento súbito e inesperado. Será?
A verdade é que, apesar de alguns dos factores de risco não estarem nas nossas mãos (como a idade, a constituição genética e hereditariedade), há uma série de comportamentos já identificados, que nos indicam a probabilidade do doente vir a ter um AVC. Assim, a resposta à pergunta inicial é sim, podemos, na maioria dos casos, prevenir o AVC.
Factores de Risco
A principal forma de prevenção de um Acidente Vascular Cerebral é através do controlo dos seus factores de risco, impedindo que estes se desenvolvam até atingir um ponto sem retorno. Aqui fica uma lista dos principais factores a ter em conta.
1. Hipertensão arterial e Colesterol Elevado
2. Diabetes Mellitus
3. Doenças Cardíacas, como Enfarte do Miocárdio (principalmente se este ocorreu nos últimos 3 meses), Doença da Artéria Carótida, Angina de Peito, Ritmo Cardíaco Anormal e anomalias registadas no ECG
4. Consumo excessivo de álcool
5. Sedentarismo e Obesidade
6. AVC ou Acidente Isquémico Transitório Anterior
7. Hiperlipidemia (presença de elevados níveis ou níveis anormais de gordura no sangue)
8. Trombofilia e Doenças das Artérias Periféricas
9. Consumo de drogas ilícitas e tabagismo
Prevenção Activa
Um estilo de vida saudável é fundamental para a prevenção do AVC e de outras doenças, elas próprias potenciais fatores de risco para o desenvolvimento de um Acidente Vascular Cerebral. Assim, tire alguns momentos para pensar no seu estilo de vida e na forma como este deve ser alterado em favor da sua saúde.
Para a manutenção de uma vida saudável há dois factores principais a ter em conta: realização de exercício físico regular (30 minutos por dia) e uma dieta mais saudável, rica em fruta e vegetais e com baixo teor de gorduras, deve incluir 2 a 4 refeições de peixe por semana no menu e evitar o consumo excessivo do álcool.
Nunca se esqueça da sua medicação. Está comprovado que medicamentos para tratar a Hipertensão Arterial, o Colesterol e a Fibrilhação Auricular (doença que provoca irregularidades no ritmo cardíaco) são uma mais valia na prevenção de Acidentes Vasculares Cerebrais. No entanto, tenha em atenção, é comum ouvirmos relatos de pessoas que tomam uma Aspirina por dia para prevenção, mas jamais o deve fazer sem consultar o seu médico, pois este tratamento não é seguro para todas as pessoas.
E lembre-se: quanto maior o número de factores de risco que conseguir controlar, menor a probabilidade de vir a ter um AVC.