terça-feira, 21 de julho de 2015

12 MITOS SOBRE A DIABETES




A diabetes é uma doença da sociedade moderna e quase todos conhecemos alguém que sofra desse mal. No entanto, a falta de conhecimento espalha informação incorrecta ou descontextualizada.




Aqui ficam alguns mitos relacionados com a diabetes, que muita gente toma como verdadeiros.



1. Pessoas com Diabetes não Devem Fazer Exercício Físico

O exercício físico é tão importante para o doente diabético como para qualquer outra pessoa. Ajuda a manter o peso, melhora a sua saúde cardiovascular, melhor o humor, alivia o stress e até ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. 

O único cuidado do doente com diabetes é que deve discutir o plano de exercício com o seu médico primeiro.



2. Pessoas obesas vão SEMPRE desenvolver Diabetes Tipo II

Não necessariamente. Apesar do excesso de peso e obesidade serem um factor de risco considerável no desenvolvimento deste tipo de diabetes, não significa que uma pessoa nestas condições vá obrigatoriamente tornar-se diabética.



3. A Diabetes não é uma condição séria

Nada mais errado. Estima-se que 2/3 das pessoas com diabetes morrem prematuramente devido a complicações relacionadas com a doença. A esperança média de vida de um paciente diabético é de cerca de menos 10 anos, do que de pessoas que não apresentam a doença. 



4. As crianças podem superar a diabetes.

Não é verdade, a grande maioria das crianças com diabetes têm Diabetes Tipo I, o que significa que as células que produzem insulina no seu pâncreas foram destruídas. Não é uma situação reversível e a criança será insulino-dependente para o resto da vida.



5. Comer demasiado açúcar torna-nos diabéticos

Não é verdade. A diabetes é provocada por uma destruição de células no sistema imunitário e não pelo consumo de açúcar. Na verdade, uma dieta altamente calórica (e portanto, passível de provocar excesso de peso) aumenta bem mais o risco de desenvolver o Tipo II da doença.



6. Os diabéticos precisam de uma dieta muito diferente das outras pessoas

Na verdade, as dietas recomendadas para os diabéticos são as dietas saudáveis, que qualquer pessoa deveria seguir. 

As refeições devem contar muitos vegetais e fruta e devem ser evitadas refeições com elevados níveis de sal e açúcar, bem como excesso de gorduras saturadas. Segundo os especialistas, não há a necessidade de comprar comida especial para diabéticos, visto que esta não acrescenta qualquer benefício a uma alimentação saudável.



7. Para algumas pessoas é normal ter elevados níveis de açúcar no sangue, não sendo diabéticos

Elevados níveis de açúcar no sangue NUNCA são normais. Algumas doenças e medicamentos podem, de facto, elevar os níveis de açúcar no sangue num não-diabético, mas esta não é uma situação de todo normal e deve ser discutida com um médico.



8. Diabéticos não podem comer pão, batatas ou massa

Diabéticos podem comer todas estas coisas em PEQUENAS quantidades, tal como uma pessoa saudável deveria fazer.



9. Apenas os idosos desenvolvem Diabetes Tipo II

Isto já foi maioritariamente verdade, mas a situação mudou drasticamente nos últimos anos. Cada vez mais, crianças e adolescentes desenvolvem Diabetes Tipo II, em grande parte devido ao aumento da obesidade infantil, más dietas e sedentarismo.



10. Se não tomar insulina, é porque o meu caso não é sério

Errado. A insulina ajuda a controlar a doença e é usada quando a dieta e a medicação oral não são suficientes, mas não está directamente relacionada com a gravidade da situação.



11. Os diabéticos não podem comer chocolates e doces

Os diabéticos podem ingerir açúcar (em poucas quantidades e não todos os dias) desde que combinado com exercício físico ou como uma parte de uma refeição saudável.



12. Diabéticos são mais susceptíveis a doenças como a constipação

A pessoa com diabetes não tem uma maior probabilidade de se constipar do que qualquer outra pessoa, no entanto, em caso disso acontecer, poderá sentir uma maior dificuldade em controlar a diabetes e isso, trazer-lhe complicações.


E vocês, que outros mitos já ouviram sobre a diabetes?

Sem comentários:

Enviar um comentário