A diabetes é uma doença silenciosa, que ataca pessoas de todas as idades e estatutos sócio-económicos. Quanto mais precocemente fôr detectada, melhor o prognóstico de complicações futuras. Aqui fica uma lista dos principais sinais de alerta.
1. Aumento da Frequência Urinária
Um dos principais sintomas da diabetes é um aumento significativo da frequência urinária, provocado pela incapacidade dos rins de filtrar a glicose em excesso. Se verifica que se levanta várias vezes durante a noite para urinar deve começar a ter atenção a outros sintomas.
2. Sede Desproporcional
O aumento da frequência urinária vai provocar uma necessidade acrescida de ingestão de liquídos pelo organismo de modo a evitar a desidratação.
3. Fome Intensa
A insulina utiliza o açúcar que ingerimos e transforma-o em energia para o nosso organismo. Como esta não está a cumprir a sua função, o corpo reage tentando encontrar mais energia, provocando uma sensação de fome muito intensa.
4. Perda Anormal de Peso
Caracteriza-se por uma grande perda de peso num espaço muito curto de tempo, sem que a pessoa tenha feito nada para que esta aconteça. A dificuldade do organismo em adquirir a energia suficiente ao seu equilíbrio, fará com que este utilize a gordura e o tecido muscular para esse efeito. Esta perda de peso é normalmente mais abrupta na Diabetes Tipo I.
5. Fadiga Excessiva e Irritabilidade
O facto da glicose não providenciar a energia necessária às suas células, fará com que se sinta extremamente cansado e menos tolerante.
6. Visão Desfocada
Poderá sentir uma maior dificuldade no foco visual, que desaparecerá com tratamento adequado. A falta do mesmo, poderá conduzir a condições severas que no pior dos casos, poderão conduzir à cegueira.
7. Dificuldade na cicatrização das feridas
O aumento do açúcar no sangue vai dificultar a cicatrização das feridas, levando este processo muito mais tempo do que o habitual.
8. Infecções
Uma maior prevalência de infecções que demoram a curar é um sintoma a ter em conta. É de salientar a grande frequência de infecções e problemas ao nível da boca, tais como gengivas inchadas e vermelhidão, que muitas vezes conduzem à expulsão de dentes pelas mesmas.
9. Disfunção Eréctil
Pacientes com mais de 50 anos, que experienciam com frequência este problema devem ter em conta a possibilidade do mesmo estar a ser causado por diabetes.
10. Dormência ou Formigueiro
O excesso de açúcar no sangue pode causar danos nos nervos, que se traduzem na sensação de dormência ou formigueiro, especialmente nos pés e mãos.
Em caso de dúvida, deve procurar imediatamente o seu médico e descrever os seus sintomas. O tratamento precoce da doença pode evitar complicações graves, que afectarão a sua qualidade de vida.
Sem comentários:
Enviar um comentário