O diagnóstico foi feito por um especialista e agora, não sabe o que fazer? É normal. Conviver com um diagnóstico de SII não é fácil e exige várias mudanças na nossa vida, para as quais nem sempre estamos preparados.
Como a doença se manifesta de formas muito diferentes de paciente para paciente, é apenas possível dar umas orientações gerais de procedimentos e com base nestas, o doente passa a ser “o seu próprio médico”, enquanto aprende a conhecer o seu corpo e a conviver com as novas dificuldades.
O que fazer?
Exercício Físico e Melhores Hábitos de Sono - Estas são medidas importantes, ajudam a reduzir a ansiedade e aliviam os sintomas mais imediatos.
Alterações na alimentação - Uma dieta cuidada é fundamental para lidar com a SII. Apesar de cada caso ser diferentes, as recomendações gerais são: evitar bebidas com gás, cafeína, álcool, lactícinios, gorduras e glúten.
Beba muita água - Manter-se hidratado é fundamental para recuperar de uma crise.
Refeições leves e frequentes - Alimente-se várias vezes ao longo do dia e sempre em pequenas quantidades.
É fundamental manter um estilo de vida saudável, controlar o peso e evitar possíveis gatilhos para o despoletar de uma crise. Os sintomas, bem como os tratamentos e dietas imprescindíveis à manutenção da qualidade de vida do paciente, podem levar a um quadro depressivo. Se sentir qualquer sintoma de depressão deve informar imediatamente o seu médico.
Sem comentários:
Enviar um comentário