A chamada “febre dos fenos” é na verdade um tipo de rinite alérgica, de frequência sazonal despertada por uma alergia ao pólen, ao feno e outros componentes presentes no ar em maior quantidade durante o período da Primavera e Outuno, por isso, são os períodos onde o problema se torna mais incidente.
Estima-se que, na Europa, 10% a 25% da população entre os 15 e os 50 anos sofra deste problema, o que se estima que seja quase o dobro da incidência verificada há 30 anos.
Sintomas
Os principais sintomas da doença são tosse, espirros e congestão nasal, cefaleias mais ou menos intensas, lacrimejanto ou vermelhidão nos olhos, comichão em diferentes parte do corpo, falta de ar e cansaço.
O paciente pode ainda apresentar dificuldades a nível do sono, pois alguns dos sintomas (como a congestão nasal) não lhe permitem uma noite de sono descansada, diminuindo assim, a qualidade de vida da pessoa durante o período de manisfestação mais intensa dos sintomas, que pode ir até 6 ou 8 semanas. Com o tempo, a intensidade dos sintomas tende a diminuir.
Lidar com a Febre dos Fenos
1. Identifique e evite as causas.
Evite locais com grande exposição ao pólen. Este encontra-se em maior quantidade no ar durante a manhã, evite sair de casa sem máscara nesta altura do dia. Mantenha as janelas fechadas e use ar condicionado ou desumidificador para reduzir os níveis de humidade e manter o pólen do lado de fora da sua casa ou carro.
2. Diminua a presença de ácaros em sua casa
Lave a roupa com água bem quente e aspire colchões e carpetes com um aspirador com um bom filtro. Em casos mais extremos de alergias, considere utilizar uma máquina a vapor nas suas limpezas semanais.
3. Mantenha uma boa higiéne dos seus animais de estimação
Os pelos dos animais transportam pó, pólen e ácaros que podem prejudicar substancialmente o problema. Se tem animais de estimação, recomenda-se uma higiéne adequada dos mesmos, com banhos frequentes e utilização de medicação que impeça a multiplicação de “bichinhos” indesejáveis.
4. Peça ao seu médico um anti-histamínico.
Em caso algum devemos proceder à auto-medicação, por isso, marque uma consulta com o seu médico assistente e peça a sua ajuda para escolher um anti-histamínico que alivie os sintomas, sem prejudicar outras áres do seu organismo. Estes medicamentos não são, de todo, receitas milagrosas, mas podem ajudá-lo a sentir-me melhor.
5. Evite estender roupa na rua
Se estamos a falar de uma alergia severa, evite estender roupa na rua, pois o pólen que se encontra no ar ficará no tecido húmido e não sairá até nova lavagem. Isto pode piorar significativamente a sua condição.
6. Descongestionantes podem aliviar os sintomas
Os descongestionantes podem ser utilizados de forma a diminuir a obstrução nasal e proporcionar um alívio dos sintomas. No entanto, estes não podem ser administrados durante muitos dias seguidos.
7. Durma com as janelas fechadas
Durante a altura mais crítica, deve dormir de janelas fechadas, arejando sempre o quarto pela manhã e obviamente, evite correntes de ar.
8. Lave o cabelo antes de se deitar
O cabelo, principalmente se fôr longo, tem tendência a “armazenar” o pólen e o pó ao longo do dia. O mesmo ficará na fronha da sua almofada e assim geramos um ciclo vicioso, onde parece nunca se livrar dele. Assim, após o seu dia de trabalho, feche bem as janelas, tome um banho relaxante, lavando o cabelo e deite-se descansado. :)
Sem comentários:
Enviar um comentário