terça-feira, 1 de setembro de 2015

ANSIEDADE E NUTRIÇÃO: O que comer e o que evitar para controlar a ansiedade


A ansiedade é um estado psicológico que em condições severas pode tornar-se extremamente incapacitante. Para além do auxílio médico e profissional adequado, sabia que a sua alimentação pode fazer algo por si? 

Alguns alimentos quando ingeridos podem aumentar ou inibir a sensação de nervosismo e ansiedade e poderá usar esta informação a seu favor para se sentir melhor todos os dias.




Alimentos a Evitar

Cafeína: A cafeína é um estimulante e tem grande relação com os estados de ansiedade. Se sofre de alguma perturbação de ansiedade deve cortar definitivamente no café e reduzir todas as bebidas com cafeína (como chás e refrigerantes).

Açúcares Refinados: O consumo de açúcar interfere com as alterações de humor e não deve ser consumido em excesso. Ao consumi-lo pode parecer que o ajuda a relaxar, mas em pouco tempo, a tendência inverte-se e ele acabará por desenvolver o resultado oposto. Estas oscilações provocam desiquilíbrio emocional, não o ajudando a controlar a ansiedade.

Gorduras Saturadas: Alimentos como hambúrgueres, queijo e manteigas influenciam negativamente o seu organismo, desregulando o humor.

Álcool: Favorece as alterações de humor.




Alimentos que Ajudam no Controle da Ansiedade

Sumo de Maracujá: O sumo de maracujá possui propriedades calmantes e ansiolíticas. Por já ser uma fruta bastante doce, deve evitar pôr açúcar no mesmo.

Chá de Camomila: Este chá tem uma acção calmante bastante conhecida.

Alface: A alface não só é sua amiga na hora de emagrecer como possui algumas capacidades essenciais ao controlo da ansiedade, ela ajuda a relaxar os músculos e o sistema nervoso.

Cereais Integrais, Frutas e Legumes em Geral: Estes alimentos são ricos em hidratos de carbono, que não só ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, como também, aumentam a produção de serotonina, um neurotransmissor com efeitos calmantes sobre o organismo.

Ovos: Fonte de vitaminas do complexo B, a ingestão de 2 ovos por semana ajuda a combater a ansiedade, depressão e apatia.

Maçã: Rica em fibras, hidratos de carbono, zinco e selénio. Ajuda ao relaxamento.

Uvas: Também ricas em vitaminas do complexo B, dão um grande auxílio no funcionamento do sistema nervoso central.

Mel: Produtor de serotonina, ajuda a regular as mudanças de humor.

Laranja: Fonte de vitaminas e cálcio, ajuda a relaxar os músculos, combate o stress e a fadiga.



Sem comentários:

Enviar um comentário