Nos últimos 30 anos, a prevalência de Diabetes Tipo II aumentou de forma tão exponencial, que a doença é hoje vista como uma epidemia no mundo ocidental, afectando pessoas de todas as idades, raças e contextos, e é hoje uma causa comum de morte prematura em muitos países. Estima-se que a cada 10 segundos, algures no planeta, uma pessoa morra devido à Diabetes Tipo II.
Um Estudo da Prevalência da Diabetes em Portugal indica que 11,7% da população portuguesa entre os 20 e os 79 anos é diabética e cerca de 23% das pessoas no mesmo intervalo de idades tem pré-diabetes.
A doença não tem cura e a prevenção é fundamental. Por se tratar de uma doença de avanço gradual e cujos sintomas passam muitas vezes despercebidos ou são mascarados por outras situações, é importante manter-se atento aos sinais.
Dicas Para Prevenir o Aparecimento da Diabetes Tipo II
1. Controlar o peso
Uma das principais causas do aparecimento da Diabetes Tipo II é o excesso de peso, assim, deve manter o controlo sobre o mesmo e estar atento a oscilações repentinas. A perda de perímetro abdominal contribui grandemente para a prevenção da diabetes.
2. Não fumar
O tabagismo aumenta o risco de Diabetes Tipo II, interferindo na forma como a insulina actua no organismo e, consequentemente, alterando os níveis da glicémia.
3. Realizar exames médicos periódicos
Muitas vezes, temos uma taxa mais elevada que o normal de açúcar no sangue, considerado a pré-diabetes, mas intervindo o mais cedo possível, ainda é possível evitar a doença.
4. Evitar medicamentos que possam agredir o pâncreas
O pâncreas é o responsável pela produção de insulina, hormona que transforma o açúcar em energia para o nosso organismo e uma falha no mesmo poderá conduzir ao aumento da glicémia.
5. Praticar actividade física regular
Não só ajuda a controlar o peso, como estimula a produção de insulina pelo organismo. Idealmente devem ser praticados 30 minutos de actividade física todos os dias, sendo que o mínimo recomendado é de 40 minutos de caminhada por semana.
6. Dieta Saudável
Uma dieta rica e variada é uma grande ajuda na prevenção da diabetes. Algumas dicas para a manter são: não saltar o pequeno-almoço, comer a cada 3 horas, ingerir fruta fora das refeições (sem exagerar), evitar fritos e gorduras e ingerir grãos integrais, carnes brancas e legumes com frequência.
Aqui ficam também, alguns alimentos a evitar: refrigerantes, molhos prontos, sumos, fritos, enlatados, aperitivos salgados, gordura animal, pães, bolos e outros, confeccionados com farinha branca refinada.
7. Manter uma boa rotina de sono
Um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos demonstrou que dormir mal, ou pouco, contribui para o aumento de peso e aparecimento da diabetes, retardando o metabolismo e aumentado a resistência do organismo à insulina.
8. Controle o Stress
Excesso de stress aumenta significativamente a probabilidade de vir a desenvolver a diabetes, não só devido ao facto deste estar ligado ao consumo de alimentos mais gordurosos e calóricos, como também devido às perturbações nos sistemas neurológico e imunitário, que favorecem o aparecimento da doença.
Mude Para Melhor
A Diabetes Tipo II representa um dos maiores desafios de saúde pública da atualidade, afetando milhões de pessoas em todo o mundo e tendo um impacto profundo na qualidade de vida e na esperança média de vida.
Embora não tenha cura, é possível prevenir o seu aparecimento através de mudanças simples mas consistentes no estilo de vida. Alimentação equilibrada, prática regular de exercício físico, bom sono, controlo do peso e do stress, bem como a realização periódica de exames médicos, são medidas essenciais.
Investir na prevenção é investir numa vida mais longa e saudável.
Sem comentários:
Enviar um comentário