segunda-feira, 24 de agosto de 2015

7 DICAS PARA LIDAR COM A ANSIEDADE

A ansiedade contínua pode tornar a vida do paciente num verdadeiro inferno. As suas perspectivas são pessimistas e a sensação de ameaça, quase constante. Para além do desgaste emocional, o lado físico também sofre com o problema, que diminui as defesas do nosso sistema imunitário. Como tal, é preciso lidar com o problema e minimizar o seu impacto na nossa vida.



Apresento de seguida, algumas técnicas que poderão ajudá-lo nesta árdua tarefa.





1. Técnicas de relaxamento 

Permita-se relaxar. A prática de meditação e yoga com regularidade, bem como recorrer a uma massagem de relaxamento de vez em quando, é uma forma bastante eficaz na redução de stress e ansiedade. 

Experimente ainda, tomar um banho morno, mais prolongado, enquanto tenta respirar calmamente ou pratique alguns exercícios de relaxamento muscular progressivo, que consiste em contrair e descontrair os diferentes músculos do seu corpo. À medida que o corpo descontrai, também a mente vai relaxando.



2. Técnicas respiratórias

São especialmente eficazes na eminência de uma crise e consistem numa respiração profunda e pausada que deve ser efectuada ao nível do diafragma. A mesma deve realizar-se, inspirando lentamente pelo nariz, mantendo a boca fechada e expirando lentamente pela boca.



3. Exercício físico 

A prática de exercício físico regular aumenta a produção de serotonina, aumentando a sensação de prazer. Claro que neste ponto, há uma grande influência da disposição do indivíduo em questão, devido ao facto de haver pessoas que não gostam de praticar exercício. No entanto, este tem sempre um impacto positivo no controlo da ansiedade. 

Caminhar 3 vezes por semana é já uma grande ajuda, exercitando o corpo e proporcionando um momento de meditação activa para a mente.



4. Psicoterapia 

Sessões de psicoterapia são especialmente úteis, pois vão ajudá-lo a identificar os motivos da ansiedade e ensiná-lo a não alimentar pensamentos negativos acerca das diferentes situações. O psicoterapeuta pode ainda ajudá-lo no treino de técnicas que o ajudem a controlar a ansiedade.



5. Alimentação

Tente ingerir alimentos ricos em triptofanos (ver quadro 1) com regularidade. O consumo de chás calmantes pode também ser uma grande ajuda, sendo o mais conhecido, o de camomila. 

Corte no álcool e na cafeína.



6. Sono

Bons padrões de sono ajudam a controlar a ansiedade, por isso, dormir bem é fundamental. 

Evite noitadas e quando se deitar, certifique-se que no quarto existe o mínimo de luz e ruídos que possam interferir com a qualidade do seu sono. Uma boa noite de sono dar-lhe-á uma perspectiva mais positiva pela manhã.



7. Medicação

Em casos mais graves, poderá haver a necessidade de recorrer a medicação, nomeadamente ansiolíticos. Se sente que poderá ser o seu caso, consulte o seu médico.



     Quadro 1. Alimentos ricos em Triptofano
     (Fonte: http://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-triptofano/)




Não alimente o pânico! Apesar do tremendo mau-estar que sente numa situação destas, realisticamente, nada lhe vai acontecer durante uma crise de ansiedade ou um ataque de pânico. 
O medo de morrer ou desmaiar é, sem dúvida, muito frequente nestas situações, porém, é irreal. Na verdade, a tensão arterial sobe durante o processo e para ocorrer o desmaio, a mesma teria de descer.




Sem comentários:

Enviar um comentário