De certeza que já ouviu a expressão “super-alimento”. O que talvez não saiba é que a mesma tem pouco valor científico e é até um pouco controversa. Mas afinal, o que são super alimentos?
A expressão, no seu sentido mais popular refere-se a alimentos que se considera terem mais benefícios para a nossa saúde do que a maioria dos outros. Estão cheios de nutrientes de origem vegetal - alto teor de vitaminas, minerais, aminoácidos e ácidos gordos. São alimentos que não só satisfazem as necessidades nutricionais do organismo, como têm elevadas vantagens para a saúde.
Impacto na Saúde
Estes superalimentos já foram considerados responsáveis pelas mais variadas coisas. Desde a saúde física, à mental, passando pela estética, o alimento certo pode ter influência em diversas vertentes do nosso bem-estar.
Podem prevenir doenças, ajudam na limpeza de toxinas no organismo e promovem o bem-estar. São uma ajuda no controlo de doenças crónicas como a tensão arterial alta, o colesterol ou a diabetes.
Podem ajudar a ganhar massa muscular, a ter uma pele radiante, cabelos brilhantes ou unhas mais fortes.
A estes alimentos são atribuídas um sem número de qualidades e impacto nas mais variadas áreas.
Será mesmo assim?
A grande controvérsia em relação aos mesmos deve-se ao facto de ser passada uma mensagem de que estes podem substituir muitos outros cuidados e não é verdade! Super alimentos devem ser consumidos moderadamente e em meio a uma dieta variada e um estilo de vida saudável. Não substituem medicação, exercício físico ou qualquer outra coisa que possa pensar.
Para além disso, a forma como os alimentos são testados no laboratório nem sempre (na verdade quase nunca) traduz a forma como os mesmos chegam às nossas mesas. Não vamos obter a mesma quantidade de nutrientes.
Temos ainda o problema do processo industrizaliado pelo qual eles passam, que pode incluir adição de açúcares, conservantes e outros que têm impacto nas suas propriedades finais. Adições que, em última análise, podem até ser prejudiciais para a nossa saúde. Mais uma vez destacamos que, tal como qualquer outro alimento, devem ser ingeridos com moderação - o facto de serem considerados “super alimentos” não quer dizer que o consumo possa ser ilimitado.
Não há alimentos milagre!
A introdução destes alimentos na nossa dieta diária, como complemento a uma alimentação variada e saudável, traz indiscutíveis benefícios para a saúde. No entanto, é importante que as pessoas não os vejam como uma espécie de milagre que curará todos os males. Até porque não o são.
Do ponto de vista nutricional eles são bastante interessantes e dentro de um estilo de vida e alimentação saudável, eles trazem benefícios e promovem o seu bem-estar. Eles são uma grande ajuda, não a resolução dos seus males.
📷 https://shopmyseke.com/gb/
Sem comentários:
Enviar um comentário