Quando uma grande parte da população luta contra a tensão alta, existe uma pequena minoria que sofre do oposto. Considera-se que a tensão está baixa quando os valores da tensão alta se encontram abaixo dos 100 mmHg nas mulheres e dos 110 mmHg nos homens. Mas será isto motivo de preocupação?
A resposta é decididamente não. A tensão baixa, na verdade, nem sequer é considerada uma doença propriamente dita. Para os profissionais de saúde, é apenas um valor.
Não é, de todo, fatal e apesar do incómodo que possa causar, não é responsável pelo aparecimento de qualquer doença grave, bem pelo contrário, a tensão baixa protege o seu portador de problemas cardíacos, como o infarte do miocárdio e previne AVCs. No entanto, isto não significa que esta pessoa tenha uma vida fácil!
Sintomas e Causas
Quando a tensão arterial está muito baixa, tende a despoletar uma série de sintomas, que podem ir desde um ligeiro mal estar até situações quase insustentáveis. Os principais sintomas são tonturas, cansaço excessivo, dificuldade de concentração e lentificação, isto é, o tempo de reacção da pessoa torna-se mais lento, podendo ser bastante prejudicial em determinadas situações e, em situações mais extremas, o desempenho mental pode ser bastante afectado.
Estes sintomas, como se pode ver, podem afectar bastante a vida da pessoa e convém tentar perceber, qual o motivo da tensão baixa.
Há vários factores que podem contribuir para isto. Tal como na situação oposta, hipertensão, não podemos negligenciar o papel na hereditariedade na sua manifestação, sendo que, é mais comum em mulheres jovens e com baixo peso.
Alguns fármacos que tomamos, às vezes considerados inócules, podem ajudar à instalação deste quadro, mas o mais importante a ter em conta, e o motivo pelo qual devemos consultar um médico (especialmente se é uma situação persistente), é que a tensão arterial baixa pode ser um sintoma de doenças como hipotiroidismo, insuficiência cardíaca ou doença de Addison.
Valores de Referência
Quando olhamos para os valores de referência, temos de ter em consideração que cada organismo tem a sua própria resposta a uma mesma situação e portanto, há pessoa que podem ter sintomas com valores mais altos (especialmente vertigens ou enjoos) que os que vou referir, e outras, pelo contrário, mesmo com valores tão baixos, não terem qualquer sintoma ou sensação de mau estar.
Ainda assim, a Organização Mundial de Saúde definiu como valores para se considerar uma tensão arterial baixa para as mulheres, 100-60 mmHg e para os homens, um pouco mais alto, na ordem dos 110-70 mmHg.
Apesar de não ser uma situação clínica significativa ou preocupante, dado que pode ser sintoma de outros problemas, deve sempre mencioná-la ao seu médico e pedir a sua opinião.
Sem comentários:
Enviar um comentário