segunda-feira, 13 de março de 2017

6 Dicas para uma Boa Noite de Sono


Uma noite bem dormida é fundamental para sentir-se bem durante o dia, a boa disposição aumenta e a saúde física e mental também, mas o stress acumulado, as dezenas de coisas para fazer ou simplesmente, a falta de tempo para os nossos hobbies, que acabamos por deixar para a noite, quando já devíamos estar a dormir, nem sempre facilitam o nosso descanso.

Assim, aqui ficam algumas dicas para o ajudar a dormir melhor.




1. Atenção à alimentação

Comer demais à noite não ajuda ninguém a dormir melhor, provoca enfartamento, muitas vezes, azia e indigestão, no entanto, não se deixe levar pelas teorias que dizem que não deve comer à noite. É difícil adormecer se sentir fome, escolha algo leve para a ceia, como uma peça de fruta, por exemplo.


2. Evite cafeína e outros estimulantes

Esta parece óbvia, mas uma grande maioria das pessoas não abdica do seu café após o jantar. É um erro terrível para uma boa noite de sono. Assim, evite consumir cafeína (atenção ao chá preto), nicotina ou álcool, no mínimo 4 horas antes de se deitar.


3. Mantenha uma rotina

O nosso cérebro gosta de rotinas e elas ajudam-nos, sem qualquer dúvida, a dormir melhor. Assim, procure estabelecer um horário que lhe convenha e procure deitar-se sempre por volta da mesma hora. Um banho morno sempre antes de deitar pode fazer maravilhas na qualidade do seu sono.
Evite ainda dormir de dia, pois irá fazer com que sinta menos sono à noite.


4. Faça exercício físico.

O exercício físico é fundamental para se sentir bem e proporcionar um corpo mais saudável. Uma caminhada pela manhã, ou após o almoço pode ajudá-lo e muito, a dormir à noite. 
Outro benefício da prática de exercício físico é o controlo do peso. Isto é importante pois o excesso de peso tem uma correlação significativa com problemas como apneia e outros derivados deste e com a gravidade dos mesmos.
No entanto, e apesar de todos os benefícios, o exercício físico deve ser feito longe da hora de dormir (pelo menos 4 a 6 horas antes de se deitar) caso contrário, poderá ter um efeito estimulante.


5. Evite grandes estímulos na hora de dormir

Deixe as anotações e listas de compras para outra altura, assim como a televisão, computador e telemóvel. Todos estes aparelhos são de evitar usar na cama. 
As actividades stressantes e que exigem maior esforço cerebral devem ser agendadas para a primeira parte do dia, ou, o mais longe possível da hora de deitar.


6. Ambiente adequado

Muitas vezes, as dificuldades de sono estão relacionadas com o ambiente à nossa volta. Procure dormir num local calmo e silencioso e escureça-o o mais possível. Uma decoração em cores suaves pode ajudar ao relaxamento e conduzir a uma melhor qualidade do sono.



Aconselha-se ainda, que a pessoa sem sono não se force a ficar na cama por mais de 30 minutos. A irritação, frustração e cansaço, tornarão ainda mais difícil o processo de adormecer. Assim, é preferível que se levante e faça alguma actividade relaxante, como ler ou ouvir uma música calma. Passado algum tmepo, volte a deitar-se e tentar adormecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário