segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Síndrome de alergia oral



A Síndrome de Alergia Oral é um tipo de alergia muito específico que afecta a zona da boca, tendo como principais sintomas o prurido na garganta, boca e lábios, embora possa, ocasionalmente afectar, também, os olhos. Estes sintomas aparecem, normalmente, de forma quase imediata ao contacto com o alergénico.




Ocorre com alguma frequência em pacientes com alergia ao pólen, através do consumo de fruta, vegetais, frutos secos e leguminosas, devido ao facto destes alimentos incluirem determinadas estruturas e proteínas presentes nos polénes, que quando consumidos, especialmente, em cru  (geralmente, o consumo do alimento cozinhado não é despoletador de sintomas), servem de gatilho à alergia instalada.

Normalmente, trata-se de uma condição temporária e relativamente suave, que tende a desaparecer em poucos dias. Apesar de ser um problema derivado de um outro, sendo portanto considerado uma reação cruzada entre pólenes e determinados alimentos, isto não significa que a alergia seja generalizada e determinado paciente pode desenvolver sintomas relativamente a um alimento específico e não a outros, mesmo que pertençam à mesma família.


Estatísticas

No caso específico de Portugal (e outros países do sul da Europa) os sintomas mais frequentes provêm de reacções a frutas da família das rosáceas (maçã, pera, pêssego), sendo que podemos observar uma variação significativa, consoante a zona do globo em que nos encontramos.

As estatísticas apontam para que 70% dos pacientes com alergia ao pólen manisfestem sintomas da Síndrome de alergia oral, relativamente a, pelo menos, um alimento.


Tratamento

Não há, propriamente, um tratamento para o problema. Recomenda-se que o paciente se iniba de consumir o alimento em causa, ou que tente consumi-lo cozinhado ou processado de alguma forma, caso isso evite os sintomas. Alguns pacientes com síndrome de alergia oral relacionada com a ingestão de maçãs, referem que descascar a fruta é o suficiente para inibir os sintomas, algo que pode ser experimentado com várias frutas.

Muito raramente, são verificados sintomas de anafilaxia (aperto no peito, chiadeira ao respirar, tosse, inchaço). Nesse caso, deve dirigir-se imediatamente a um serviço de urgência hospitalar.

Sem comentários:

Enviar um comentário