quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Inflamação Ocular



As inflamações oculares podem ser uma consequência directa de vários alergénios e o mais comum é assumir a forma da vulgarmente chamada conjuntivite, uma inflamação da camada exterior das órbitas derivada de algo tão simples como uma constipação, ou por contacto com elementos alergénicos. 




É muito frequente a ocorrência desta condição em conjunto com a rinite alérgica, também conhecida como febre dos fenos. Quando assim é, ocorre de forma sazonal, quando os níveis de pólen no ar estão mais elevados. Apesar disso, poderá ocorrer durante mais alargados períodos de tempo, ou até mesmo, raramente, persistir durante todo o ano.

Este tipo de inflamação é caracterizada por olhos vermelhos e lacrimejantes, prurido e inchaço das pálpebras e o motivo mais comum para o seu desenvolvimento é a presença de agentes alergénios, nomeadamente pólen e animais (desde ácaros, insectos, até animais domésticos).

Contudo, há outras formas de sensibilização (reacção provocada por contacto com substância alergénica), chamadas de dermatite de contacto, relacionadas com a utilização de gotas e pomadas para os olhos com objectivos terapêuticos.

Outra forma comum de desenvolver inflamações oculares é através do uso de cosméticos, especialmente delineadores de olhos e bases em pó para o rosto, ou até mesmo outros produtos químicos que chegam ao contacto com os olhos através dos dedos. Estas reacções, geralmente têm um efeito mais pronunciado na pálpebra e na zona que rodeia o olho.


O que fazer?

Como na maioria dos casos de reacção alérgica, é importante tentar descobrir a fonte da reacção e eliminá-la, dentro do possível, ou, quando não é o caso, diminuir o contacto com a mesma.

Para um tratamento medicamentoso deve procurar o seu médico, que lhe receitará os anti-histamínicos apropriados. Estes devem ser preferencialmente de administração oral, no entanto, o seu médico pode preferir receitar gotas oftálmicas. Se este for o caso e sofrer de alterações da tensão ocular, relembre-o deste problema, pois a medicação inapropriada pode trazer-lhe problemas sérios.

Lavar os olhos com frequência pode aliviar os sintomas (utilizando, por exemplo, lágrimas artificiais), no entanto, tenha cuidado com a exposição a outras substâncias. A utilização de lentes de contacto está interditada durante períodos de conjuntivite.

Sem comentários:

Enviar um comentário