O Inverno já começou e com ele as gripes e contipações. Há várias maneiras naturais que nos ajudam a ultrapassar o mau-estar, ou até mesmo a evitá-lo, às quais pode recorrer facilmente. Aqui ficam alguns dos exemplos mais conhecidos.
1. Vitamina C
A vitamina C, ou ácido ascórbico, é um poderoso antioxidante que ajuda o nosso sistema imunitário a funcionar correctamente. A fonte de vitamina C mais famosa e de fácil acesso são as laranjas, uma por dia pode fazer verdadeiros milagres por si.
A vitamina C tem um efeito anti-histamínico e anti-inflamatório que ajuda a reduzir os sintomas, cerca de um dia antes do que acontece se não a ingerirmos.
Convém não esquecer que o ácido ascórbico é bastante volátil e por isso, o alimento deve ser consumido imediatamente após a sua abertura, sob pena de diminuir o seu efeito.
2. Alho
Consumido cru, o alho tem várias componentes que beneficiam o nosso organismo, a sua propriedade anti-inflamatória é uma grande ajuda no combate à constipação e o melhor de tudo: ajuda a preveni-la, evitando que sequer fiquemos doentes.
3. Vitamina E
Muitas vezes deixada para segundo plano, esta é também um bom reforço imunológico para o nosso organismo e ajuda a prevenir as constipações. Os óleos vegetais e os frutos secos são alguns exemplos de alimentos ricos em vitamina E.
4. Mel e Limão
Uma bebida quente, temperada com mel e limão faz milagres no alívio das dores de garganta e da tosse, ajudando também a reduzir o pingo do nariz, tão incomodativo e permanente durante uma constipação. Segundo alguns estudos norte-americanos, o chá verde é um dos mais aconselháveis para o efeito.
5. Aquecimento
Manter-se quente é fundamental para se livrar mais rapidamente de uma constipação. Assim, devemos manter-nos bem quentinhos, não esquecendo as extremidades do corpo. Se possível, meter-se na cama, esta é sem dúvida uma grande ajuda.
6. Hidratação
Uma boa hidratação é fundamental para ajudar o organismo a combater os vírus. Deve consumir bastantes líquidos em pequenas porções de cada vez, de modo a facilitar a sua absorção pelo organismo.
Não esqueça também dos cuidados básicos, como uma lavagem frequente das mãos, principalmente, após tocar em superfícies como corrimões de escada, botões de elevador, caixas multibanco e outras por onde passam centenas de pessoas por dia.
A evitar…
Evitar certos alimentos pode ser tão útil como as medidas anteriormente recomendadas. Entre eles encontram-se os lacticíneos (substitua o leite de vaca, por leite de soja), o açúcar, o trigo, alimentos pré-confeccionados (ricos em conservantes, corantes, sal e açúcar), álcool e café em excesso. E claro, sempre que possível, evite auto-medicar-se.
Sem comentários:
Enviar um comentário