Tal como em tantas outras doenças, ao longo do tempo foram surgindo alguns mitos sobre a Osteoporose. Aqui ficam alguns exemplos desmistificados.
1. O consumo de leite é a única forma de prevenção da doença.
Errado. A prevenção da doença é feita através da ingestão de cálcio e apesar do leite ser um alimento rico em cálcio não é o único.
Aqui fica um artigo com alguns exemplos.
2. Quem sofre de osteoporose não pode praticar exercício físico.
Falso. O exercício físico não só ajuda na prevenção, como é uma boa ajuda para quem já desenvolveu a doença. Claro que não devem exagerar, principalmente quando estamos a falar de uma pessoa que já desenvolveu um grau de fragilidade muito grande, mas umas caminhadas são fundamentais.
3. A osteoporose só surge após a menopausa.
Não, não e não. A menopausa pode ajudar ao desenvolvimento do problema, mas muito antes já começamos a perder cálcio dos nossos ossos e temos de começar a prevenção o mais cedo possível, se não quisermos ter uma surpresa desagradável. Assim, apanhar sol e ingerir alimentos ricos em Vitamina D (responsável pela fixação do cálcio) é fundamental.
4. A osteoporose é uma doença feminina.
Não é bem assim. Apesar da prevelência ser claramente maior em mulheres, os homens não estão de todo livres do problema e devem, também eles, ter muito cuidado com a sua alimentação e manterem-se activos.
Sem comentários:
Enviar um comentário