Agosto aproxima-se do fim e as amoras escurecem nos seus raminhos espinhosos. Quem não gosta de apanhá-las no meio das silvas e devorá-las das mais variadas maneiras? Mas será que sabe realmente o que está a ingerir?
Principais Propriedades
As amoras silvestres apresentam propriedades extremamente benéficas para o seu organismo. Para além de serem fontes de vitamina C e ferro, indispensáveis ao seu organismo, são ainda, ricas em anti-oxidantes, chamados antocianinas, poderosos na reversão de danos celulares causados pela acção dos radicais livres.
É ainda um fruto rico em cálcio e ácido fólico e o chá de amora pode ser bastante útil para diabéticos, pois ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Boa fonte de minerais, nela podemos encontrar potássio, que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea, manganês e magnésio.
Para além da já referida Vitamina C, a amora silvestre é também rica em vitamina K e vitaminas do complexo B, que ajudam o corpo a processar os hidratos de carbono.
Muito nutritiva e baixa em calorias (cerca de 50 por cada 100g), a amora é maioritariamente composta por água e uma boa fonte de fibras para o nosso organismo.
Uso Medicinal
Com todas estas propriedades, este fruto não poderia ser ignorado pela medicina, tendo mesmo vindo a provar-se bastante útil na prevenção e melhoria de diversas doenças.
Prevenção
A este nível, a amora silvestre é útil na prevenção de doenças cardíacas (através da ingestão do sumo), do cancro, de Acidentes Vasculares Cerebrais (através do resveratrol, um anti-oxidante existente na polpa do fruto), da Osteoporose (por ser rica em cálcio, é muito eficaz no combate à doença). Ajuda ainda à prevenção contra agentes infecciosos e inflamações, graças à vitamina C e reduz o risco de doenças degenerativas.
As flores da planta são extremamente diuréticas, ajudando na limpeza das vias urinárias e assim, prevenindo este tipo de infecções.
Tratamento
Este fruto é também um poderoso auxílio no tratamento de problemas como a Diarreia e outros distúrbios intestinais (através do chá das folhas ou ingestão do fruto), inflamação da boca e garganta (também consumindo o chá), Hemorróidas, Gastrite, Hemorragias, Gota, acelera a cicatrização de cortes e feridas (através da aplicação directa) e diminui o inchaço dos tecidos.
Controle de Doenças
É ainda de relembrar que uma simples chávena de chá, pode ajudar a controlar a Diabetes, pois contribui para a redução dos níveis de açúcar no sangue. Devido ainda ao seu alto teor de fibra, a amora é uma ajuda fundamental na melhoria do trânsito intestinal.
A amora ajuda ainda a conservar o equilíbrio e estimular a memória e a coordenação motora nas pessoas mais idosas.
Sem comentários:
Enviar um comentário