O nosso sistema imunitário é a primeira barreira de defesa do nosso corpo contra as agressões externas e um sistema imunitário forte torna-nos menos vulneráveis a todo o tipo de doenças. Muito se fala hoje em dia sobre como melhorar o sistema imunitário, através de medicação que nunca dá os resultados que promete, tornando a sua utilização maioritariamente supérflua.
Adoptar um estilo de vida saudável, com uma correcta alimentação, 7 a 8 horas de sono por noite e a prática de exercício físico regular é a melhor forma de ajuda o nosso organismo, mas alguns alimentos podem dar uma ajuda extra nessa tarefa.
Batata Doce
Rica em Beta-carotenos e vitamina A, a batata doce é rica em anti-oxidantes que auxiliam o combate ao envelhecimento celular.
Outros alimentos ricos em anti-oxidantes são os frutos vermelhos e a melancia, que é também uma grande ajuda no combate a infecções.
Cogumelos
Além de serem, também eles, ricos em anti-oxidantes, os cogumelos contêm selénio, um mineral fundamental para o correcto funcionamento do sistema imunitário.
Para além dos cogumelos, o trigo, o arroz, a gema de ovo, as sementes de girassol e o frango são outros alimentos ricos em selénio.
Alimentos Ricos em Zinco
O São Martinho já lá vai, mas as castanhas podem ser uma grande ajuda no reforço do sistema imunitário devido à sua concentração de Zinco. Este também pode ser encontrado nas sementes de abóbora, camarão, carne de vaca ou peixe.
Espinafres
Os espinafres são ricos em Vitamina C e fibra, tendo também propriedades antioxidantes. A vitamina C pode ainda ser encontrada em citrinos, bróculos, abacaxi, morango e kiwi.
Alho
O alho é um poderoso anti-inflamatório reconhecido pelo seu combate a uma bactéria responsável por grande parte das doenças estomacais. Tem ainda uma actividade directa na estimulação celular do sistema imunitário.
Frutos Secos
Avelãs, amêndoas e amendoins são um bom reforço à nossa imunidade pela forte concentração de Vitamina E. A mesma pode ainda ser encontrada nas Sementes de Girassol.
Iogurte
Ricos em probióticos, tornam-se fundamentais no combate a quadros inflamatórios, especialmente a nível intestinal.
Ómega 3
Não sendo um alimento, o ómega 3 é fundamental para o equilíbrio do nosso sistema imunitário, pelo que devem ser consumidos com regularidade alimentos que o contenham, tais como a sardinha, o salmão, o atum ou ainda, as sementes de linhaça.
Sem comentários:
Enviar um comentário