Como referido anteriormente, o segredo para uma alimentação saudável é ter uma dieta variada e comer um pouco de tudo, desde que, com moderação.
No entanto, se mesmo assim, os seus níveis de colesterol estão acima do valor recomendado, aqui ficam alguns alimentos que poderão constituir uma ajuda adicional nessa luta.
Azeite
Com certeza que o seu médico já o mandou substituir o óleo pelo azeite. O azeite é uma gordura saudável e há inúmeros estudos que o apontam como grande auxílio na redução do mau colesterol, aumentando ainda a concentração de anti-oxidantes.
Abacate
Segundo os especialistas, este fruto, infelizmente pouco presente nas mesas portuguesas, é fundamental para a redução do colesterol. Equilibra os valores do bom e mau colesterol e favorece a sua não fixação, devido à quantidade de fibra que contém.
Alcachofra
Amarga, mas de grande ajuda na luta contra o colesterol. Contém elevadas capacidades de protecção do nosso fígado, ajudando-o a filtrar todas as substâncias nocivas.
Frutos Secos
Todos os Natais fazem parte da nossa mesa, mas deviam fazê-lo durante todo o ano. Fontes de energia consideráveis, que contêm zero colesterol e muita fibra para impedir a sua fixação no nosso organismo.
Romã
A romã, como todos os frutos vermelhos tem propriedades anti-oxidantes, o que a torna especialmente atractiva para quem se preocupa com a sua saúde.
No caso do colesterol, ajuda a reduzir a acumulação de resíduos e pode ser consumida em sumo, mantendo todas as suas propriedades.
Feijão, grão, ervilhas
As leguminosas são alimentos bastante importantes para o nosso organismo e ajudam-nos a eliminar o mau colesterol, pois são excelentes fontes de fibras solúveis. Devem fazer parte, em quantidades moderadas da nossa alimentação diária.
Soja
Não faz assim tanto tempo que o nosso mercado alimentar foi invadido por muitos produtos de soja, para todos os gostos e ainda bem! A soja reduz o mau colesterol e oferece uma protecção cardiovascular extra. No entanto, é importante que seja consumida em formas que aproveitem as suas proteínas (tofu, bebidas tipo leite, sobremesas). Os rebentos de soja, facilmente encontrados em qualquer supermercado, têm um efeito mais reduzido no combate ao colesterol.
Sem comentários:
Enviar um comentário