Os gânglios linfáticos são pequenos nódulos que existem no nosso corpo com a importante função de filtrar as substâncias nocivas ao nosso organismo. Situados na zona do pescoço, axilas e virilhas, raramente damos por eles exceto quando estão alterados - inchaço.
A descoberta de um linfonodo inchado pode tornar-se num grande susto para qualquer pessoa, mas não é preciso entrar em pânico - maioria das vezes é um problema benigno.
Como funcionam os gânglios linfáticos?
Os linfonodos funcionam como um filtro do organismo. As substâncias chegam até eles por meio de uma fina rede de canais linfáticos, onde circula um líquido chamado linfa. A linfa é um líquido transparente que contém células, resíduos do organismo, vírus e bactérias.
É especialmente frequente o aumento dos gânglios linfáticos nas crianças até aos dois anos, cujo sistema imunitário está frequentemente a ser estimulado pelo contacto com todo o tipo de agentes patogénicos presentes no ambiente em redor - ganhando anticorpos essenciais.
Principais causas para o aumento dos linfonodos
Os linfonodos ou gânglios linfáticos incham como resposta do organismo a ameaças, sejam elas doença, infeção ou stress. Este inchaço é uma manifestação evidente de que o nosso corpo está a trabalhar ativamente para se livrar dos agentes indesejados.
Assim sendo, podemos afirmar que geralmente, o aumento dos linfonodos é de origem benigna - viroses, amigdalites, sinusites, ou outras doenças comuns. Contudo, é importante afastar a pior hipótese: linfoma.
O linfoma é um tipo de cancro que se origina no sistema linfático (tem dois tipos: Hodgkin e não-Hodgkin) e apesar de não ser comum, pode acarretar muita gravidade, especialmente o não-Hodgkin, pelo que não devemos ignorar o problema.
Clique na imagem para aumentar:
Como podemos verificar na tabela acima, há inúmeras razões para o aumento dos nódulos linfáticos, com diferentes graus de gravidade, pelo que deve considerar uma avaliação médica, especialmente se o inchaço demora mais do que alguns dias.
Avaliação médica
Para garantir que tudo está bem consigo, deverá procurar a ajuda médica para uma avaliação cuidada, especialmente se o inchaço não causar dor e os gânglios foram duros e poucos móveis.
Numa primeira abordagem, o médico irá recomendar uma ecografia da zona para visualização e perante essa imagem poderá recomendar outros exames para determinar a necessidade de tratamento.
Não dramatizar, nem ignorar
Os motivos para o aumento dos linfonodos são variados e com consequências de diferentes naturezas. O ideal será não entrar em pânico nem se preocupar demasiadamente. No entanto, isto não significa que deva ignorar por completo os sintomas.
Esteja atento ao seu corpo e consulte sempre um médico em caso de dúvidas.
Sem comentários:
Enviar um comentário