A meningite é um daqueles nomes assustadores que fazem, especialmente os pais de crianças pequenas, arrepiarem-se. É uma doença, infelizmente, ainda comum, que pode trazer complicações graves, crónicas e até mesmo, ser fatal.
A meningite é uma inflamação das meninges, que envolvem e protegem o cérebro e a espinal medula. Vários são os motivos para que ocorra e dependendo do que originou o problema, então definimos o tipo de meningite.
Principais tipos de meningite
Viral
Esta é, sem dúvida, a mais comum forma de meningite, especialmente em crianças com idade inferior a 6 anos. Felizmente, é também a menos perigosa forma da doença, muitas vezes, nem se recorre a tratamento medicamentoso, apenas a nível sintomático e o nosso organismo trata do resto. Surge, mais frequentemente no final do Verão ou início do Outono.
Bacteriana
Esta é a forma mais perigosa da doença e é mais comum em jovens adultos, na casa dos 20 anos. É provocada por uma bactéria (há varias bactérias diferentes, capazes de desencadear a doença) que após entrar no nosso organismo, viaja pela corrente sanguínea até ao cérebro.
A forma mais frequente disto ocorrer é após uma infecção no ouvido ou uma fratura. Embora mais rara, pode também ocorrer após uma cirurgia.
Como disse, há diferentes tipos de bactérias que podem desencadear uma meningite e apesar de ser mais frequente na população jovem, a bactéria Listeria monocytogenes, especificamente, faz muitas vítimas entre a população mais idosa, sendo também muito frequente em grávidas.
Fúngica
Este é o tipo mais raro, no entanto, não menos importante. Pode conduzir a quadros crónicos da doença e pode apresentar quadros muito semelhantes à bacteriana. No entanto, não é transmissível de pessoa para pessoa.
Principais Sintomas
Numa fase inicial da doença, os sintomas poderão ser muito semelhantes aos de uma gripe comum, porém, e devido à potencial gravidade do problema, é importante estar atento aos mais pequenos pormenores.
Nos casos mais graves, os sintomas podem evoluir em menos de 24 horas, por isso, quanto mais cedo detectarmos a doença, melhor.
Assim, aqui fica uma pequena lista de sintomas, aos quais devemos estar atentos:
- febre alta e repentina
- forte dor de cabeça
- pescoço rígido
- náuseas e vómitos
- confusão mental e dificuldade de concentração
- convulsões
- sonolência
- fotossensibilidade
- falta de apetite
- manchas vermelhas na pele
Na dúvida, é importante consultar um médico o mais depressa possível. Mesmo os casos mais graves e potencialmente fatais da doença, podem ter tratamento se for detectada a tempo.
Sem comentários:
Enviar um comentário