As alergias e intolerâncias alimentares, a um ou mais alimentos específicos, parecem estar na ordem do dia e com certeza já todos ouvimos falar de doenças específicas associadas ao consumo de determinados alimentos, como a intolerância à lactose e a doença celíaca (hipersensibilidade ao glúten).
Cada vez mais, verificamos a existência de pessoas com intolerância severa a determinados alimentos e, muitas vezes, os sintomas são confundidos com outros problemas do foro gastrointestinal.
Principais Sintomas
Os principais sintomas perante uma intolerância alimentar são, geralmente, do foro gastrointestinal e entre os sintomas mais comuns encontramos diarreia, dores de estômago, náuseas, vómitos e uma consequente perca de peso derivada dos mesmos.
Algumas alergias mais severas poderão provocar problemas respiratórios, inchaços, podendo mesmo chegar a alcançar um quadro anafilático. O eczema, por exemplo, é uma manifestação comum de alergia ou intolerância alimentar na infância que pode, ou não, ser acompanhado pelos sintomas gastrointestinais referidos.
Principais alergénios
Quanto detectamos os sintomas referidos é importante, antes de mais nada, descobrir o que os está a causar. Para tal, devemos proceder a testes e, dado a sua importância estatística, fazemos uma pequena lista daqueles que deverão ser os primeiros suspeitos.
Em primeiro lugar deveremos ter em conta a idade da pessoa, pois se estivermos a falar de um bebé/criança até aos 3 anos idade, os principais factores alergénios devem encontrar-se nos ovos, leite, trigo e soja. A partir dos 3 anos de idade, acrescentamos a esta lista o marisco, amendoins, frutas e vegetais, chocolate e ainda, avelãs e outros frutos secos de árvores.
Tratamento?
Não há um tratamento específico para casos de alergia ou intolerância alimentar, sendo que a única opção do doente parece ser não consumir o alimento ou alimentos em questão.
Em casos de reacção aguda, o médico poderá prescrever um anti-histamínico para alívio dos sintomas.
Sem comentários:
Enviar um comentário