sexta-feira, 16 de abril de 2021

5 razões para não adiar a ida ao dentista

 



São muitas as razões para adiarmos aquela ida ao dentista - medo, questões financeiras, achamos que está tudo bem e não vale a pena - mas na verdade, é um grande erro. Quaisquer que sejam as suas razões, as consequências de faltar “só àquela consulta” podem ser desastrosas. 

1. Risco de piorar a situação

Quanto mais tempo esperamos para resolver aquela cárie minúscula ou aquela dorzinha incomodativa, maior o problema se torna. Isto implica mais consultas, procedimentos mais complicados e dispendiosos e… mais dor. Resumindo: mais medo e mais dinheiro gasto.

2. Comprometimento da nossa saúde geral

Muitas pessoas ignoram o facto da nossa saúde oral ter um impacto na nossa saúde geral. Há uma relação comprovada entre ambas e uma cárie pode colocar em risco a sua vida, devido a uma série de complicações que daí podem advir. A título de exemplo, problemas a nível dentário podem desencadear doenças do foro cardíaco, sinusite, refluxos, distúrbios gastrointestinais... 

3. Menos dor e menos tempo na cadeira

A visita semestral ao dentista, por muito assustadora que possa parecer, ajuda muito na prevenção do principal medo de ir ao dentista: a dor. Proceder à higiene oral adequada vai prevenir vários problemas e sinalizar outros em fase inicial. Isto significa procedimentos mais simples e indolores (para não falar de mais baratos).

4. Diagnóstico precoce de doenças graves

Há outras doenças para além das cáries que são de extrema gravidade, por exemplo, o chamado cancro da boca. Este pode ser diagnosticado precocemente pelo seu dentista, aumentando as suas hipóteses de cura. Esta simples visita pode salvar-lhe a vida!

5. Auto-estima melhorada

O seu sorriso é uma das primeiras coisas que as outras pessoas reparam. Actualmente escondido por trás das máscaras, em situações normais é o seu cartão de visita. Sorrir sem receios ou vergonha da sua boca fá-lo sentir-se melhor consigo mesmo e melhora as suas relações sociais. 

A saúde oral não tem de ser um problema

O custo dos dentistas, associado ao medo irracional que uma grande quantidade de pessoas têm dos mesmos, ainda afasta uma grande parte da população das suas cadeiras. O desconhecimento do impacto desta atitude ainda é generalizado e é preciso contrariá-lo.

Visitas regulares ao dentista melhoram a nossa saúde a todos os níveis, evitam tratamentos mais dispendiosos e previnem a dor que tanto nos assusta.