sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Dores Musculares: 7 maneiras de aliviá-las sem medicamentos


As dores musculares são comuns para a maioria de nós e podem ter um grande impacto nas tarefas do nosso dia a dia. A tensão, o uso excessivo de um músculo ou grupo de músculos, uma lesão muscular ou ainda má postura são as principais causas das dores musculares, que podem envolver ainda ligamentos e tendões.


A medicina tradicional oferece-nos uma grande variedade de medicamentos que prometem aliviar o desconforto que elas causam, mas na maioria das vezes, consegue usufruir de um alívio significativo das suas dores, sem recorrer a fármacos.


Exercício físico de baixa intensidade

As dores musculares advêm, normalmente, de uma situação de tensão e rigidez muscular. Exercícios leves, como caminhar ou nadar podem ajudar a combater a rigidez muscular e ajudam na recuperação.


Gelo

O frio é um bom anti-inflamatório e a aplicação directa de gelo no foco da dor pode ajudar a aliviá-la, no entanto, deve ter o cuidado de não o fazer por mais de 20 minutos.


Banho quente

Pode parecer contraditório, porém, após a aplicação de gelo, um banho quente reactiva o fluxo sanguíneo e evita a rigidez muscular.


Toalha Quente

Quando a dor é muito intensa e num músculo (ou grupo de músculos) muito específico, aplicar uma toalha aquecida sobre o local pode ter um efeito analgésico.


Massagens

A massagem tem um efeito recuperador e de oxigenação muscular importante para a recuperação de uma lesão. Na impossibiidade de ter uma outra pessoa a fazê-la, poderá optar por fazer uma massagem a si mesmo com o auxílio de um rolo de espuma ou bola de ténis, que lhe permita exercer a pressão necessária para o relaxamento dos músculos.


Alongamentos

Alongar os músculos de forma suave vai aumentar a circulação na área afectada, melhorando a recuperação.


Repouso

Procure dormir o suficiente e evite esforços maiores, dê tempo ao músculo para que este se reabilite.